Matéria-prima

Conhecendo um pouco do Aço Inox

Neste post será para falar da matéria-prima principal dos produtos da nossa loja, o Aço Inoxidável ou simplesmente Aço Inox.

 

O Aço Inox é uma liga de elementos químicos que tem em sua composição o  Ferro (Fe) e o  Carbono (C). Para ser considerado aço inox, em sua liga é preciso ter pelo menos 10,5% do elemento químico Cromo (Cr). Há outros elementos que compõem o Aço Inox, como o Níquel (Ni), o que o faz ser mais resistente ou menos resistente à corrosão, dependendo da proporção.

“Mas eu ouvi dizer que o aço inox enferruja. Quer dizer então que, mesmo sendo inox, esse aço também enferruja?”

Sim! O Aço Inox também pode enferrujar, mas ele apresenta uma resistência à corrosão muito superior a outros materiais como Ferro ou Alumínio, e o responsável por essa alta resistência é a presença do Cromo e do Níquel em sua composição.

Existem algumas classificações para o Aço Inox, identificadas pela sigla AISI (do inglês “American Iron and Steel Institute”), um sistema americano de classificação de aços adotado internacionalmente. No mercado de fornecedores de inox encontramos AISI 201, 202, 304, 316, 420 sendo a série 202 e 304 os mais comuns.

Muitos fabricantes optam por utilizar a linha 202, que é mais barata, porém sua aplicação deverá ser feita onde a exposição a elementos ou substâncias corrosivas (cloro, maresia etc) seja evitada, pois ela é menos resistente.

A linha 316 é utilizada em equipamentos de indústria química, farmacêutica, têxtil e petrolífera. Já a linha 420 é utilizada em instrumentos cirúrgicos, dentários, e em outras aplicações que exigem uma altíssima resistência a corrosão.

A linha de produtos encontrada na Amo Inox tem a classificação AISI304, 100% aço inox, fabricada pela Açobrasil. Essa linha possui de 18% a 20% de Cromo em sua composição e de 8% a 10,5% de Níquel, sendo bastante resistente à corrosão. Além disso, a fabricante Açobrasil oferece garantia de 10 anos.

Nossa dica é: na dúvida em pagar um pouco a mais num produto de Aço Inox, pense na durabilidade e na funcionalidade dele, observando a sua classificação. Evite produtos cromados ou de alumínio, pois eles têm uma baixa resistência à corrosão e, nesse caso, vale lembrar aquele velho ditado “o barato pode sair caro”.

Ficamos por aqui neste nosso primeiro post. Esperamos que tenham gostado dessas informações. Muitas outras dicas estão por vir. Sigam-nos nas redes sociais e fiquem por dentro de novidades e ofertas.

Fonte: abinox.org.br

Até o próximo post,

Amo Inox
Especializada em produtos
de aço inox para ambientes

Assuntos relacionados

Um comentário sobre “Conhecendo um pouco do Aço Inox

  1. Heliano disse:

    Já tinha conhecimento sobre o tema abordado, mas boa parte das pessoas são totalmente leigas no assunto e acabam por fazer escolhas erradas. Bom texto para uma boa reflexão sobre o custo benefício de suas aquisições futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *